REGULAMENTO

Regulamento


INTRODUÇÃO
         Pensando no desenvolvimento da cultura cinematográfica de zonas periféricas da cidade do Rio de Janeiro, o projeto “Curta Vila Kennedy – Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy” foi idealizado com o propósito de despertar, em jovens oriundos desses locais, o interesse pelo cinema e estimulá-los à produção audiovisual amadora.
O Curta Vila Kennedy busca a integração entre novos e experientes realizadores cujo intuito é discutir a produção audiovisual e sua importância para o desenvolvimento social e cultural de jovens em situação de risco. O principal propósito do festival é, não somente, desenvolver a apreciação ao cinema independente como estimular a criatividade de seus realizadores.

O Curta VK pretende se firmar na cena audiovisual carioca. Sua primeira edição, ocorrida em 2012, reuniu cineastas amadores e profissionais, estudantes de cinema, além de artistas de vários cantos do Rio. O festival mobilizou a Zona Oeste para a difusão da cultura audiovisual nesta parte da cidade que dificilmente figura em festivais e circuitos de cinema. Em sua segunda edição, o Curta VK ressurge de um passado não muito distante. Estimulado pelo “Prêmio de Ações Locais – Rio 450 anos” (2014) da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto ganhou fôlego e está prestes a começar uma nova jornada. 
O Curta Vila Kennedy – 2ª Edição, que será realizado em novembro de 2015, seguirá o propósito da emblemática frase popularizada pelo cineasta brasileiro  Glauber Rocha: “Uma câmera na mão. Uma idéia na cabeça.” Assim como no Cinema Novo, o Curta VK mostra que é possível produzir filmes com poucos recursos, baixo orçamento e muita criatividade. Neste festival, todos podem sonhar. Todos podem ser cineastas. 
Prepare sua câmera, seja ela de celular, handcam (câmera de mão) ou fotográfica, crie seu filme, o Curta VK-2 já vai começar.

1. DA PRODUÇÃO E INSCRIÇÃO:
O Curta VK-2 se constituirá em duas etapas: a primeira consiste na exibição, não-competitiva, de filmes produzidos por cineastas convidados; e, a segunda, através da exposição de curtas selecionados, por uma banca examinadora, para participarem, de forma competitiva do evento. Esta última contará também com a entrega de três prêmios para as melhores e autênticas produções.
 As inscrições serão gratuitas, sem determinação de faixa etária e feitas através do link Ficha de Inscrição. A ficha também pode ser solicitada através do e-mail (curtavk@gmail.com). O filme deverá ser entregue impreterivelmente com a ficha de inscrição de seu realizador. Caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do concurso. O filme deverá ter duração menor ou igual a 15 minutos (contando com créditos) e sua finalização a partir de 2010.

2. DA ORGANIZAÇÃO DAS MOSTRAS NO FESTIVAL E SELEÇÃO DOS CURTAS-METRAGENS
O Curta Vila Kennedy – 2ª Edição terá duas categorias com tema livre. Todos os  filmes selecionados  para esta, competirão entre si, independente do tipo de linguagem que suas produções estiverem enquadradas, como por exemplo: documentário, ficção, vídeo-arte, experimental, animação, videoclipe, etc. Haverá uma terceira categoria com o tema “Eu curto a Vila Kennedy” destinada a produções ambientadas na Vila Kennedy. 
A linguagem predominante nas filmagens não será utilizada como critério de eliminação do concorrente, nem, tampouco, implicará na escolha do filme premiado. Porém, a organização do evento tem o direito e o dever de avaliar a veracidade de todos os trabalhos entregues, não podendo estes conter material de cunho racista, pornográfico ou que destaque qualquer tipo de discriminação. Por isso, se for selecionado, o produtor do vídeo concordará, automaticamente, em apresentar o seu trabalho nas premissas que se indicam nas bases do festival.

2.1 Da Mostra Não Competitiva:
A mostra não competitiva, é aquela que terá a exibição de filmes produzidos por cineastas convidados. Esta será realizada no terceiro dia do festival, que ocorrerá dia 14 de novembro de 2015 (sábado).

2.2 Da Mostra Competitiva:
A mostra competitiva, é aquela que terá a exibição de filmes inscritos conforme as premissas do parágrafo 1. Será realizada nos dias 12 (quinta) e 13 (sexta) de novembro de 2015, e contará com duas premiações. O terceiro prêmio chamado “Eu curto a Vila Kennedy” se dará no dia 15 (domingo).
- A primeira categoria será de Tema Livre, cuja votação será realizada pelo Júri Técnico;
- A segunda categoria será, também, de Tema Livre, porém, nesta, a votação será realizada pela própria população, o que denominamos de Júri Popular.
- A terceira e última categoria será direcionada à produção local. Os filmes deverão ser ambientados nas esferas da Vila Kennedy. Esta fará alusão à proposta do projeto cujo nome é “Eu curto a Vila Kennedy” e será eleita por intermédio do júri popular. 
3. DOS EQUIPAMENTOS E DA FORMATAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DOS FILMES
A intenção do festival é estimular a criação de filmes e vídeos através de nosso dia-dia como câmeras fotográficas, celulares, handcam (filmadoras de mão), entre outros, ficando a cargo do candidato a eleição dos meios que melhor lhe servir, adequando seu trabalho a um dos seguintes formatos: AVI, MOV, MP4, WMV lembrando, também, que cada vídeo deve conter, no máximo, 15 minutos de duração. Os curta-metragens devem ser gravados em formato digital e entregues em uma das seguintes mídias: DVD-R ou pendrive. Poderão ser enviados também através de plataformas de transferência de dados (Wetranfer, Onedrive, Dropbox, Google Drive e etc) com a ficha de inscrição anexada e assinada pelo realizador.
Não haverá restrição em relação à participação dos filmes inscritos no Curta Vila Kennedy – 2ª Edição que, porventura, participaram de outros festivais. Cada realizador poderá inscrever até 3 curtas-metragens; cabendo à organização do festival analisar, minuciosamente, cada filme antes de sua exibição comunitária e julgar se, os que não se adequarem à proposta do Curta VK-2,  serão eliminados ou não do concurso.
FILMES QUE JÁ PARTICIPARAM DO CURTAVK (1ª EDIÇÃO), QUE TENHAM MAIS DE 15 MINUTOS DE DURAÇÃO, QUE ESTEJAM NO FORMATO DVD-PLAY, VCD, QUE FORAM FINALIZADOS ATÉ DE 2010, SERÃO AUTOMATICAMENTE EXCLUÍDOS DO FESTIVAL.
4. DO ENVIO DOS FILMES E AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO 
4.1 Do envio dos filmes 
Os curtas metragens deverão ser enviados pelos correios através de correspondência no formato AR (Aviso de Recebimento), carta registrada ou  sedex. A produção do festival se isentará de qualquer responsabilidade sobre o desvio de carta em outros formatos, bem como, de informar ao remetente se a correspondência chegou ao seu destino. Pelas plataformas online, a transferência pode ser realizada conforme parágrafo 3.
É importante salientar que, no ato da inscrição e do envio de seu filme, o candidato deverá mencionar, fora do envelope, em qual das mostras pretende participar (mostra competitiva, não competitiva ou prêmio “Eu Curto a Vila Kennedy”).
O endereço para o envio dos filmes, ou entrega em horário comercial (de terça a sexta), será no:
Teatro Mário Lago / Curta Vila Kennedy
Rua Jaime Redondo, nº2
Vila Kennedy - Bangu
CEP: 21853-040 - Rio de Janeiro/ RJ
Ou através do e-mail: curtavk@gmail.com.
4.2 Da autorização para a exibição dos filmes no Festival:
É imprescindível que o candidato assine a autorização de exibição contida na ficha de inscrição (vide parágrafo 1). Caso contrário, o filme será automaticamente excluído do festival.
4.3 Das datas e prazos para envio das produções
Os curtas metragens que serão enviados pelos correios deverão ser postados até o dia 9 de outubro. Por e-mail, os arquivos deverão ser enviados até às 23h59 do dia 11 de outubro. As produções enviadas fora das datas citadas acima serão automaticamente excluídas do concurso. As produções poderão também ser entregues na secretaria do Teatro Mário Lago entre terça e sexta, de 14h às 18h até  o dia 9 de outubro.

ERRATA: AS INSCRIÇÕES PARA A MOSTRA COMPETITIVA FORAM PRORROGADAS PARA O DIA 16 DE OUTUBRO.
5. DAS CATEGORIAS DOS FILMES SELECIONADOS E SUAS PREMIAÇÕES
Os filmes vencedores do “Curta Vila Kennedy, Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy – Segunda Edição”, enquadrados nos critérios de duração e formatação estipulados neste regulamento, serão contemplados com os seguintes prêmios:
Categoria 1 - Tema Livre (Júri Técnico): Destinado a todos os filmes inscritos e selecionados pela organização do festival. Este será escolhido pelo júri técnico.
Premiação: um Iphone 5C 8Gb e troféu Curta VK
Categoria 2 - Tema Livre (Júri Popular): Destinado a todos os filmes inscritos e selecionados pela organização do festival. Este será escolhido através de voto do público.
Premiação: 1 Iphone 5C 8Gb e troféu Curta VK
Categoria 3 – “Eu curto a Vila Kennedy”: Destinado aos filmes ambientados na comunidade da Vila Kennedy. Este será escolhido pelo júri popular:
Premiação: 1 Iphone 5C 8Gb e troféu Curta VK
5.1 Da divulgação dos filmes selecionados para mostra competitiva:
Os 20 filmes que participarão da mostra competitiva serão escolhidos por uma banca examinadora e o anúncio se dará no dia 05 de novembro. Estes serão exibidos nos dias 12 e 13 de novembro. Serão escolhidos também 5 filmes para o prêmio “Eu curto a Vila Kennedy” que serão exibidos no último dia do festival (15 de novembro).
5.2 Da exibição dos finalistas do Curta VK-2
Os 3 melhores filmes escolhidos pelo júri técnico e os 3 filmes mais votados pelo júri popular serão exibidos no último dia do festival. O anúncio dos vencedores ocorrerá após a exibição dos finalistas.

5.3 Da escolha do curta metragem premiado pelo Júri Técnico:
         O vencedor da categoria 1 (voto do Júri Técnico) será definido antes do festival, através de uma mostra fechada somente para os jurados. Serão selecionados 20 filmes para a mostra competitiva. As 3 melhores produções, segundo o júri técnico, serão selecionadas para a final e o melhor filme anunciado após a exibição dos finalistas.
5.4 Da escolha do curta metragem premiado pelo Júri Popular:
O vencedor da categoria 2 (voto popular) sairá dos 20 filmes selecionados e exibidos na mostra competitiva. A votação acontecerá no mesmo dia. Os 3 filmes mais votados serão exibidos na final (dia 15) havendo uma nova votação popular após a exibição. O filme mais votado entre os 3 finalistas será o vencedor.
5.5 Da escolha do curta metragem da categoria “Eu curto a Vila Kennedy”:
Os filmes produzidos na Vila Kennedy que participarão da categoria “Eu curto a Vila Kennedy” serão exibidos somente no último dia. Serão escolhidos 5 filmes para concorrer ao prêmio. O melhor filme será escolhido pelo júri popular e será anunciado após a exibição dos finalistas.
OBS: Os filmes produzidos para a categoria 3 (Eu curto a Vila Kennedy) não concorrerão nas categorias 1 e 2.
5.6 Do critério utilizado para o desempate da votação, caso o Júri Técnico e o Júri Popular escolham o mesmo curta como vencedor:
Caso o curta metragem vencedor da categoria 1 e 2 for o mesmo, automaticamente, o prêmio do Júri popular (categoria 2) irá para o segundo filme mais votado. 
6. DA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL
O Curta Vila Kennedy, Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy – Segunda Edição se dará no Teatro Mário Lago localizado na Rua Jaime Redondo, nº2, Vila Kennedy, Bangu, Rio de Janeiro nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro de 2015 com entrada franca.
Programação:
12/11 (quinta)
14h Abertura do festival com a mostra Curta Criança
19h Mostra Competitiva 1º dia – Categoria 1 e 2, tema livre com os filmes selecionados pela banca examinadora e votação do melhor filme por voto popular.
21h Encerramento do primeiro dia.

13/11 (sexta)
14h Mostra Curta Criança;
19h Mostra Competitiva 2º dia - Categoria 1 e 2, tema livre com os filmes selecionados pela banca examinadora e votação do melhor filme por voto popular;
21h Encerramento do Segundo dia.
14/11 (sábado)
19h Mostra Não Competitiva;
21h Roda de Conversa;
22h Atração Musical;
23h Encerramento do terceiro dia.
15/11 (domingo)
17h Mostra Competitiva (categoria 1) com os 3 melhores filmes escolhidos pelo juri técnico; 
18h Mostra Competitiva (categoria 2) com os 3 filmes mais votados pelo público durante os dias 12 e 13. Ao final da exibição haverá uma nova votação para a escolha do melhor filme;
19h A mostra “Eu Curto a Vila Kennedy” (Categoria 3) exibirá os melhores filmes ambientados na Vila Kennedy. Ao final da exibição haverá a votação para a escolha do melhor filme.
20h Entrega dos prêmios e encerramento do festival.

7. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O ato da inscrição do candidato implica na aceitação de todos os termos presentes neste regulamento, assim como permite a utilização, divulgação e veiculação de seu material, parcial ou integral, aos ambientes que o Curta Vila Kennedy esteja integrado, sem qualquer tipo de ônus. Caso o vencedor de qualquer categoria não compareça a cerimônia de premiação, este terá até trinta dias para entrar em contato com a organização e negociar a melhor forma de entrega do prêmio.
Caso o candidato tenha qualquer dúvida, a respeito das informações contidas nesse regulamento, entre em contato com a organização através dos seguintes meios:
- e-mail: curtavk@gmail.com
- Página do facebook: facebook.com/curtavk;
Sua participação será muito importante para apreciação  e desenvolvimento do cinema na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

E viva o cinema brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário