QUEM SOMOS



Guilherme Junior


Nascido em Realengo e criado na Vila Kennedy, ama artes, e cultura. Quando criança, era figurinha fácil de se encontrar nos espetáculos do Teatro Mário Lago. É formado em Licenciatura em Artes pela Escola de Belas Artes (UFRJ) com intercâmbio na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), fotógrafo premiado em Cannes, França (2010), artista plástico participante de grandes exposições como COW PARADE RIO 2011, BIENAL DA EBA 2009 entre outras, além de ter em seu currículo, sua primeira exposição individual no Porto onde morou entre 2010 e 2011.

Foi bolsista de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ com trabalhos executados no carnaval de sua cidade, Rio de Janeiro. Foi monitor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e Portugal Arte - 1º Bienal de Artes de Portugal onde aprimorou seus conhecimentos sobre arte contemporânea. Foi fotógrafo do Teatro Municipal de Niterói entre 2014 e 2015. Após ter participado de festivais de curtas metragens internacionais, idealizou em 2012 o Curta Vila Kennedy. Este projeto foi patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro naquele ano. O projeto, sem fins lucrativos, visa levar para zonas periféricas e com altos índices de violência, cultura gratuita e de qualidade para jovens em situação de risco. Atualmente Guilherme é professor de artes da Casa de Aya e do Colégio Sagrado Coração de Maria além de dar aulas de audiovisual do Pólo do Conhecimento - SESC-RJ. Se orgulha em ser produtor cultural voluntário do Teatro Mário Lago da VK onde descobriu, ainda criança, que os sonhos vivem para aqueles que acreditam neles.




Isabele Aguiar


Nasceu na Vila Aliança e com 3 anos foi morar na Vila Kennedy, estudou durante o ensino fundamental nas escolas do bairro e em seguida foi cursar Magistério. Trabalhou no mercado imobiliário durante sete anos , e entre uma venda e outra, destinava suas horas a trabalhar voluntariamente pela comunidade. 
Sempre esteve ligada as necessidades de educação e inclusão da Vila Kennedy e foi assim que se uniu com os amigos para formar o Coletivo Curta Vk, afim de colaborar para grandes transformações no bairro. Participou do 1º Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy em 2012 atuando com produção, articulação institucional e tesouraria. Também pelo Curta Vk , participou de eventos de cultura audiovisual, fazendo atividades externas com crianças de escolas públicas do Bairro. Com o resultado positivo que teve o Curta VK dentro da comunidade, ganhou forças para junto ao mesmo coletivo abrir um ponto de cultura chamado Casa de Aya, onde mensalmente trabalha com atividades culturais para crianças e adolescentes da região. Hoje faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ], cursando Serviço Social, afim de melhorar cada vez mais sua colaboração para as questões sociais. É uma grande apreciadora das artes de um modo geral, e acredita no coletivo das idéias para romper as barreiras e desigualdades!
                 
Luana Dias

Nasceu na Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, mas foi na Vila Kennedy , Zona Oeste, que cresceu e aprendeu a andar pelas quebradas.
Formada em jornalismo pela Faculdade CCAA, pós graduanda da Universidade das Quebradas [UFRJ], trabalhou em algumas empresas de comunicação [PCERJ, ANAC, Elabore], mas foi no Canal Futura, na área de Mobilização e Articulação Comunitária, onde atua como analista, que conheceu uma vertente da comunicação preocupada com o desenvolvimento social e educacional do Brasil. É nisso que acredita: cultura para a libertação do indivíduo.
É produtora do web programa O Hélio [youtube.com/mrohelio] e atuou na produção e articulação institucional do I Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy – Curta VK.
                                   

Debora Dantas

Nascida na Vila Kennedy, sempre gostou da aventura de se jogar pela cidade. Formada em jornalismo pela PUC desde 2011, sempre priorizou estar envolvida em projetos que “trabalhassem com gente”. 

Numa dessas de se jogar, foi fazer um intercâmbio de sete meses na Alemanha para aprender a língua do Goethe. Fez amigos, acumulou amores e voltou ainda mais motivada a olhar para sua pátria. A pátria, neste caso, é a Vila Kennedy.

Fez estágios em ONGs, estabeleceu sua carreira nas  mídias tradicionais e hoje é editora do site Viva Favela. Entusiasta das novas tecnologias e da democratização da Internet, integra o Coletivo Curta Vila Kennedy fazendo a comunicação, contatos, baixando vídeos, e trabalhando até a madrugada.                               



Isabel Navega

Eu sempre quis voar”. Essa é a frase que permeia sua vida de “passarinho”, fazendo referência ao famoso poema do escritor Mário Quintana, e que lhe dá ganas de seguir a desbravar essa imensidão de mundo que lhe rodeia. Começou a alçar voo no lugar onde nasceu, na Vila Kennedy, e, desde então, não aterrissou mais.

Estudou nas escolas do bairro até o ensino médio; formou-se em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola, pela Universidade Veiga de Almeida - UVA, em 2009; viajou até a Cidade do México, em 2010, para intercâmbio cultural e se pós-graduou em Educação Infantil pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em 2013. Atualmente, trabalha como professora de espanhol em diversas instituições de ensino, ensinando o idioma como segunda língua aos falantes de língua portuguesa; integra o Grupo de Pesquisa “Estudos Culturais em Educação e Arte”, da UFRRJ, registrado no CNPq, no qual realiza estudos sobre cultura, cinema, juventude e suas manifestações artísticas e o Coletivo “Curta VK”, responsável pela produção do “1° Festival de curtas-metragens da Vila Kennedy”, em 2012, e pela mostra do projeto realizada no ano de 2013.

Um comentário: