quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Na luta contra o fechamento do Mário Lago


Saiu no EXTRA ZONA OESTE:


       Estado deixa o Teatro Mario Lago e a comunidade da Vila Kennedy se organiza para mantê-lo

        Os moradores da Vila Kennedy estão apreensivos com a notícia de que o estado deixaria de arcar com a manutenção do Teatro Mário Lago. Eles começaram, desde então, um movimento das lideranças locais para reverter a decisão, sem sucesso.
Atualmente, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está formalizando um termo de permissão de uso para a Associação Cultural Potengy, que, no ano passado, venceu o edital de ocupação do teatro. Em nota, a SEC informou que os diretores Marcelo Guilherme e Felipe Machado, juntamente com o artista local Mixter, “passarão a ser efetivamente os responsáveis pelo espaço, perspectiva que muito os animou na última reunião”.
         - Na verdade, fomos informados de que o estado deixaria de bancar as despesas por causa de um corte no orçamento da pasta. Resolvemos assumir por falta de opção. Pois, se não tomássemos essa iniciativa, o teatro seria fechado - diz Marcelo Guilherme, presidente da Associação Cultural Potengy.
A comunidade, no entanto, teme que a associação não consiga arcar com a manutenção do teatro, já que trata-se de um grupo local sem fins lucrativos:
          - Vamos buscar apoio junto à iniciativa privada. A esperança é que dê certo.

Artistas serão voluntários
         O Teatro Mário Lago surgiu em 1979, quando artistas locais criaram o grupo de teatro Potengy para reivindicar que um antigo galpão da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), na Rua Jaime Redondo nº2, fosse transformado em espaço cênico.
Desde então, o teatro tornou-se a principal opção de cultura da comunidade. Hoje, as oficinas de arte atendem cerca de 250 moradores, de graça.
       - Temos que enxugar gastos. Num primeiro momento, os professores passarão a ser voluntários - diz Guilherme.
Um deles é Fernando Lamour, professor de teatro:
     - Vamos lutar para manter o espaço, muito importante para a autoestima da nossa comunidade.


Leia mais: extra on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário